segunda-feira, 11 de maio de 2009

Palestra “Fala sobre o cancro para que ele não te faça calar” – na Biblioteca da ESDS


O grande dia finalmente tinha chegado. Eram 18 horas e 15 minutos da tarde de quarta-feira, dia 6 de Maio, e já nos encontrávamos todos na biblioteca a verificar se estava tudo apostos.
O Sr. Paulo Pinto, enfermeiro que representava a Acreditar já tinha chegado. Apresentamo-nos e conversamos um pouco com ele, esclarecendo-o de como iria decorrer a palestra e perguntamos-lhe se não se importaria de dar o seu testemunho, uma vez que a sua filha tinha sofrido de leucemia. Ele concordou e nós continuamos a aguardar pelos restantes palestrantes.
Entretanto, a sala começou a encher e nós estávamos a ficar preocupados com o atraso dos outros palestrantes que vinham representar a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Decidimos então ligar á LPCC para perguntar se tinha ocorrido algum imprevisto e informaram-nos que só a Dra. Odete Real (Médica Citopatologista, no IPO de Coimbra) é que iria estar presente e que esta poderia estar um pouco atrasada. Ficamos ainda mais nervosos pois além da palestra não ter começado a horas, tinha menos um palestrante e, pedimos o contacto da Dra. Odete, mas esta não nos foi concedido. Perguntamos então se podiam dar o nosso contacto a doutora para ela nos colocar alguma dúvida que surgisse acerca da localização da nossa escola.
Ela contactou-nos, e com a ajuda do Professor José Carlos Castro, conseguimos indicar-lhe o caminho certo mas, como estava muito trânsito àquela hora, o tempo de espera alongou-se até às 19 horas e 10 minutos.
Depois de alguns pedidos de desculpa da nossa parte à assistência pelo atraso a Dra. Odete chegou e demos início à palestra.
Apresentamo-nos, esclarecemos a assistência acerca do nosso projecto e, acerca do motivo que nos levou a realizar a palestra e apresentamos os palestrantes. A Dra. Odete iniciou a sua apresentação, primeiro acerca do cancro do colo do útero e depois acerca do cancro da mama (que era a apresentação que cabia à Dra. Natália Amaral).
A assistência parecia bastante interessada e, quanto a nós, a apresentação destas duas doenças foi muito esclarecedora. Quando a Dra. Odete terminou as pessoas da assistência colocaram algumas dúvidas que a doutora prontamente esclareceu.
Em relação ao Sr. Paulo Pinto, este começou por esclarecer que nunca tinha realizado palestras e que por isso estava bastante nervoso e pouco à vontade um vez que segundo ele disse não tinha jeito para as palavras. Mas, nem nós, nem a assistência partilhávamos da mesma opinião, até porque ele sobe esclarecer muito bem as funções da Acreditar como instituição, e revelar a sua experiencia pessoal, emocionando toda a gente com o seu testemunho. Duas pessoas da assistência fizeram questão de deixar o seu testemunho, visto que já tinham sofrido de cancro.
Por fim, entrevimos, demos por encerrada a palestra, agradecemos a presença de todos e oferecemos uma lembrança aos palestrantes (um ramo de flores e um prato com o símbolo da escola). Todos aplaudiram e elogiaram-nos pelo facto de termos falado de um assunto que ninguém tem coragem de abordar.
Depois de toda a assistência se ter retirado colocamos algumas perguntas mais específicas acerca do nosso problema de projecto aos palestrantes.
Despedimo-nos deles e agradecemos uma vez mais a sua presença ao que eles agradeceram de volta, dizendo que nós tínhamos sido um dos melhores grupos com que já tinham trabalhado.

1 comentário:

Anónimo disse...

A palestra de area de projecto do ano de 2008/2009 mais bem feita...