sexta-feira, 5 de junho de 2009

Terminamos Assim...

OBRIGADO
Este trabalho permitiu-nos compreender melhor a problemática do cancro, quais os agentes que levam ao seu aparecimento e, esclareceu-nos acerca dos vários métodos de tratamento que são correntemente utilizados nos diversos tipos de cancro que abordámos e dos seus efeitos secundários.
Com o desenvolvimento deste projecto ficámos muito mais consciencializados acerca desta problemática e verificámos que apesar das várias técnicas de tratamento e detecção precoce que têm vindo a ser desenvolvidas, tem-se verificado um grande aumento da incidência desta doença na população mundial e as taxas mortalidade são ainda muito elevadas. Com esta conclusão que retirámos da pesquisa efectuada respondemos ao nosso problema do projecto (Cancro: a doença do Futuro?), pois torna-se óbvio que esta doença está cada vez mais em voga devido aos hábitos de vida que têm vindo a ser adoptados pela maioria da população: fumar, uma alimentação desequilibrada, stress causado devido ao ritmo de vida acelerado, poluição causada pelo tráfego intenso e pelas indústrias, entre outros.
Na nossa opinião deveria haver uma maior quantidade de rastreios a nível mundial e, estes deveriam de ser descentralizados para que as pessoas que vivam em áreas mais rurais fiquem igualmente informadas e mais alerta quanto aos sintomas e factores de risco dos vários cancros, visto que é uma doença que, se for detectada precocemente, tem uma grande probabilidade de cura.
Finalmente, pensamos que o cancro só será uma doença do futuro se nós o permitirmos, ou seja, se não fomos proactivos e se não fizermos alguma coisa para levar a que hajam mais rastreios e informação para toda a população. Pois, infelizmente, esta ainda é a única forma de a maioria da população com fraco poder económico saber se é ou não portadora de cancro, uma vez que a maioria dos testes de diagnóstico são extremamente dispendiosos e não estão ao alcance de todos.
Resumindo, pensamos que uma das formas de diminuir a incidência desta doença no futuro seria através de um maior apoio do estado relativamente a oferta de rastreios à população e diminuição dos custos dos exames de diagnóstico.

Sem comentários: